Por vezes, embrenha-se de tal forma na sua mente, que se esquece de olhar, até mesmo dos olhos.

A cor do assunto

Já ninguém descobre nada.

Já ninguém descobre nada. Está tudo muito feito. Já nascemos com um mapa mundo à frente. O mapa que nos é tão natural que nunca o contestamos porque já alguém o fez e nos disse a razão de ele ser assim. Já nascemos sabendo que se come com um garfo e uma faca. Já nascemos achando que boa vida é não trabalhar. Já nascemos sabendo que temos de usar roupas. Já nascemos sabendo que o carro é essencial para irmos ali. Já nascemos sabendo que o fim-de-semana é para descansar. Já nascemos sabendo que um dia vamos ter filhos.
É como se alguém tivesse construído este modelo de vida e, até hoje, esse alguém ainda não tivesse reencarnado para o tornar menos feio.
Olhamos em redor, e vemos coisas feias: máquinas malcheirosas (carros, note-se) a serem-nos mais importantes que um amigo, edifícios tão feios e toda aquela matéria chata. Aquela matéria que nos enfeia tanto. A matéria que nos serve de esconderijo para a nossa alma. Queremos mascará-la porque achamo-la vergonhosa, porque a sabemos vergonhosa. E seria tão bonito mostrarmos a nossa vergonhosa alma sem nos envergonharmos desse acto... Seria tão bonito e tão menos duro.
Já nascemos dentro de caixas. Mas elas não nos impedem do que quer que seja. Elas só nos impelem, ligeiramente, para dentro da matéria. Mas, nós, como almas, temos toda a capacidade para sairmos dela. Já nascemos pesados e pouco alma. Por isso, quando descobrimos que o somos, negamo-lo como os gatos arranham o seu reflexo no espelho. E depois desta descoberta, ela não se cala e faz barulho. Se não a negássemos , ela musicava.

4 comentários:

Anónimo disse...

aparentemente parece que já está tudo descoberto, que já não ha mais nada a inventar, ou msmo que todas as formulas criadas até hoje já são tão bem fundamentadas que não é necessário outras serem criadas. Mas será msm assim. S nos pensarmo-nos assim, então podes-te sentar na cadeirinha (já agora escolhe uma bem confortável) e espera até que te faças velha e chega a hora de morreres. Se tudo já tivesse cido criado, se tudo tivesse sido descobreto, então porque não vivemos num paraiso, onde tudo é perfeito e tudo está bem como está. ??

Rufino Cosme disse...

Deixa-me lembrar-te que também já estava tudo descoberto até, por exemplo, se descobrir que afinal o Limbo não existe.

Rufino

P.S: Gostei ai do . que disse "Se tudo já tivesse cido criado, se tudo tivesse sido descobreto"
Começou mal com o cido, depois escreveu bem sido e acabou novamente mal com o descobreto.

Rufino Cosme disse...

claro, claro e muitos dos grandes chefs são homens. Só queria mostrar o meu ponto de vista, acho que todo o homem é um pouco machista e toda a mulher um pouco feminista.

RJAP disse...

Eu aqui até descobria umas coisas novas, mas fora daqui são escassas as informações que chegam aos meus olhos com toque de originalidade.
Por isso peço-te que dês vida a este átrio...
Um Beijo