Por vezes, embrenha-se de tal forma na sua mente, que se esquece de olhar, até mesmo dos olhos.

A cor do assunto

A PUREZA EXTERIOR ENTRANDO PELAS NARINAS E ESPALHANDO-SE PELA ALMA .

Ah, pois . Cheguei aqui sem ideia formada .
O senhorzinho António Lobo Antunes surpreendeu-me, hoje, o que é algo extraordinariamente excepcional visto que não falei com ele, nem sequer comuniquei por mímica ou algo do género . Apenas li as suas palavras, espero não adulteradas, numa revista . Um apenas que é muito . Ele viu o que há aqui de Pleno e não é a bebida, é mesmo o estado de altruísmo, de boa energia que há nas pessoas . Ele descobriu isto no hospital onde passou uma temporada . Ele conseguiu transmitir de tal forma o que sentiu que me fez, a mim, reencontrar o positivismo e a veracidade no meu conjunto de palavras "a vida é perfeita" .
Este mundo consegue ser tão maravilhoso ou tão horrível . E, agora, mais do que nunca, entendo que é tudo uma questão de companhia, de encontrar as pessoas que cumprem os nossos tão chatos requisitos . Ele realçava a generosidade recebida dos Senhores e das pessoas, as cartas de conforto e as lições de vida que pessoas desconhecidas lhe deram . Só isto é uma coisa completamente espantosa !! Num mundo onde uns senhorzinhos querem destruir para ganhar dinheiro, outros senhorzinhos querem escrever, apoiar, amar alguém . Alguém que escreveu e escreve com sapiência mas que não deixa de lhes ser um completo descolhecido . Para que conste, é claro que acho que ao ler ideias trabalhadas por a mente de uma pessoa, sabemos algo dela, um algo grande . No entanto, é-lhes desconhecido no sentido de relação humana . Eu não sou namorada do Jack White por amar a sua música .
Pronto, e é lindamente fantástico voltar a cruzar-me com a magnificência da vida . Não fujamos . É o fugir ao que somos que nos leva ao estar deslocado, ao estar com pessoas que nos são estúpidas . Essência, pessoas ! Mesmo mal considerada .
Hoje voltei atrás no tempo em que ia passear pelo mato e fugia apavorada das abelhas .O tempo em que nada me fazia ser outra . Não conhecia outra maneira de viver senão aquela . A candura infantil que deveria durar ! Ai, os tempos de colher flores para a minha mãe nos carreiros que ela não me deixava atravessar: a inconsiente forma de compensação . No fundo, o nosso inconsciente sabe tudo . A racionalidade é que nos faz pensar demasiado fundo . Bem, seja como for, a vida é mesmo perfeita .
Vamos dar-lhes (aborrecidos) o nosso excesso de boazura ?

O ser português, aqui .

"Acho que o Mourinho é demasiado bom para vir para Portugal."
Ouvi isto há uns dois minutos, no CC, e isto deixou um certo sabor amargo na minha cabeça . Pah .. Aqui em Portugal, há uma grande contradição: no que se refere ao desporto, todos dizem que Portugal é o maior e que o Scolari fez muito bem para baixar a bola aos sérvios (o que representa o preferir o nacional ao estrangeiro) . No entanto, depois dizem que isto é uma porcaria e que o special one é bom demais para vir ter connosco . Porra ! Há que valorizar o nosso e o do outro . Não ser fundamentalista, mas SER PORTUGUÊS . Gostar de estar aqui . O gostar de falar a Língua que Pessoa complexou . Se continuarmos assim, tudo se vai agravar . Porque é a paixão por Portugal que pode vencer os interesses individuais, principalmente na Política . Seria isto que poderia unir e elevar Portugal para o Bom, não para o muito (os records do Guiness já metem nojo) .
Vamos ser portugueses, 'tá ?

De novo, em resposta ao(à) senhor(a) anónimo(a)

Não, os artistas não irão realçar as tragédias . O que eu quero dizer é que toda a arte feita por pessoas deste mundo reflecte, de certa forma, os sentimentos dessa pessoa (novidade nenhuma, esta) . E, se esse artista for o representante da Humanidade, obviamente criará consequências dos acontecimentos . No entanto, agora que o(a) senhor(a) anónimo(a) me fez repensar o assunto, as tendências actuais não são feitas por representantes da Humanidade, são criadas por estilistas com um Mundo próprio, na maioria .

Em resposta ao(à) senhor(a) anónimo(a).

Relativamente às tendências serem uma espécie de consequência do que aconteceu no Mundo, foi apenas uma divagação, que me pareceu lógica, o que não a torna, de forma alguma, uma verdade absoluta . A relação entre as grandes catástrofes ou as grandes vitórias da Humanidade e a moda não é tão directa quanto usar t-shirts com fotos ilustrando-as . Falo do sentimento, de certa forma já fermentado, que surgiu nas pessoas, incluindo nos criadores, nos artistas . Acho que dá para entender .
Gostaria de saber quem é o(a) anónimo(a), por obséquio .

Assuntos variados, até demais .

Fica sempre bem estar de acordo com as tendências . Tendências ? Donde vêem elas ? Sempre me perguntei de onde os estilistas e os ditadores da moda desencantavam as maravilhas das formas e das cores que seriam mais adequadas para esta ou aquela estação . Há uns dias, estava eu numa loja relativamente engraçada, com a Bia, e, naturalmente, estávamos mexendo nas profundidades . E foi aí, que me lembrei que as tendências talvez fossem uma consequência de tudo o que de importante aconteceu no mundo nos últimos tempos . As tendências são uma espécie de previsão do que as pessoas irão sentir e irão querer parecer depois de todo aquele espectáculo de luzes que tinham já ofuscado as águias .
Matéria relevantíssima, esta .
Os pais e a garota ingleses; o sismo na Indonésia; os filhos mortos pela mãe suicída; ou o vídeo dos terroristas são só futilidades egoístas de pessoas completamente desinteressantes que nem são bons comentadores e nem sabem nada do Mundo .
Agora, falando com a seriedade possível, a Vida Humana, parece-me, a mim, cada vez menos racional . A enorme vontade de confirmar a responsabilidade por um acto grotescamente mau, e que proliferou tal dor que se diz que foi o dia que mudou o Mundo, é humana . As atitudes contraditórias dos pais médicos são humanas . A depressão que a senhora, que usou um utensílio de cozinha para destruir o que não se lhe afigurava continuável, sofria foi causada, principal e obviamente, por ela mesma: humana . O sismo é consequência dos nossos lixos estúpidos que não nos param de perseguir: lixos humanos .
E um viva aos comentadores inteligentes que ainda sabem falar !